Workshop em Brasília discutiu transporte e desenvolvimento

Workshop em Brasília discutiu transporte e desenvolvimento

Em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, evento no Ipea contou com a participação de professor da UnB

091112_workshoptransporte
Foto: Sidney Murrieta

O Ipea promoveu nesta quinta-feira (12) um workshop com o tema Os Trilhos do Desenvolvimento Urbano e Regional. O evento foi realizado no auditório do Instituto, em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU.

O workshop contou com a participação do diretor de Planejamento, Expansão e Marketing da CBTU, Raul de Bonis, e do professor José Augusto Abreu Sá Fortes, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), entre outras apresentações.

O diretor Raul de Bonis comentou que as melhorias no transporte urbano precisam ser pensadas em função do surgimento de “corredores de desenvolvimento”, situação em que estruturas para a urbanização e comércio se desenvolvem próximas as malhas de transporte.

Já o professor José Augusto Abreu mostrou um projeto-piloto de melhorias da malha de transporte metroviário no Distrito Federal, com foco na cidade de Samambaia.

José Augusto ressaltou que as estações de metrô deveriam oferecer estrutura para desenvolvimento do comércio e do setor imobiliário, promovendo a urbanização das cidades onde se localizam.

Também participaram do evento, coordenado pela Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur), a subsecretária de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério das Cidades, Magda Oliveira, e Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho e Renato Balbim, do Ipea.