Ipea apresentou novo estudo sobre a PNAD 2008

Ipea apresentou novo estudo sobre a PNAD 2008

Comunicado da Presidência nº 36, sobre Juventude e Desigualdade Racial, foi divulgado nesta quinta-feira por técnicos da Disoc

Foto: Sidney Murrieta
A pesquisadora Joana Mostafa fala sobre juventude durante a
apresentação do Comunicado da Presidência n° 36

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, às 10h, mais um estudo da série sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Coordenado pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc), o Comunicado da Presidência nº 36 PNAD 2008: Primeiras Análises apresentou dois tópicos, Juventude e Desigualdade Racial.

No tema Juventude, é analisada a situação dos jovens brasileiros, com recortes de faixa etária, gênero e regiões, nos quesitos educação, mercado de trabalho e transição escola-trabalho. Consideram-se jovens aqueles entre 15 e 29 anos, uma população que soma hoje 49,7 milhões de pessoas, cerca de 26,2% da população total. Entre as constatações do trabalho, está a evolução, entre 1998 e 2008, da escolaridade neste grupo.

O segundo tema é apresentado a partir da contribuição da desigualdade regional para a desigualdade de raças no Brasil. Como as regiões mais ricas apresentam maior porcentagem de pessoas brancas, uma parte da desigualdade racial é necessariamente resultado das desigualdades entre regiões.

A íntegra do Comunicado da Presidência nº 36 foi divulgado no auditório do Ipea (SBS, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES, subsolo), com coletiva on-line, e contou com a participação dos técnicos responsáveis por sua elaboração: Joana Mostafa e Carla Andrade (Juventude) e Rafael Ozório e Pedro de Souza (Desigualdade Racial).


Leia a íntegra do Comunicado da Presidência nº 36

Veja os gráficos sobre Desigualdade Racial

Veja os gráficos sobre Juventude