Ipea e Academia Chinesa de Ciências Sociais fecham acordo de cooperação

Ipea e Academia Chinesa fecham acordo de cooperação

Parceria deve ter como primeiro resultado a realização de um seminário com instituições de pesquisa de todos os países do BRIC em 2010

                                                                           Foto: Sidney Murrieta
O presidente substituto do Ipea, Jorge Abrahão, e o
vice-presidente da Academia, Zheng Bingnwen,
assinam o documento

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto de Estudos Latino-Americanos da Academia Chinesa de Ciências Sociais assinaram, nesta quinta-feira, 10, um acordo de cooperação. Representando o presidente do Ipea, o diretor de Estudos e Políticas Sociais, Jorge Abrahão, firmou o memorando com o vice-presidente da Academia, Zheng Bignwen.

Bignwen ressaltou a importância da parceria no setor acadêmico, apontando os pontos em comum de Brasil e China, ambos países em desenvolvimento. Segundo o diretor, o Ipea e a Academia Chinesa representam os melhores institutos de pesquisa de seus respectivos países e devem aproveitar essa oportunidade.  

O primeiro trabalho em conjunto será a organização de um seminário com os principais institutos de pesquisas dos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) no final de abril do ano que vem. A ideia é debater temas como as mudanças climáticas e a reforma do sistema financeiro global e levar a discussão para a 2ª Cúpula do BRIC, prevista para junho de 2010 no Brasil.  

Também estavam presentes na reunião o chefe de gabinete da Presidência do Ipea, Pérsio Davison; o assessor da Presidência Milko Matijascic; o diretor-adjunto de Estudos, Cooperação Técnica e Políticas Internacionais, Marcos Cintra; a coordenadora de Estudos das Relações Internacionais e do Desenvolvimento, Luciana Acioly; e o pesquisador convidado da Academia Chinesa Wu Zhihua.