Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
topo livro_politicas_incent_inov_tecn_brasil

TD 1418 - Uma Política de Investimentos Defensiva para O Resultado Operacional de Hospitais Públicos na Presença de Filas e De Desigualdades de Acesso a Hospitais Privados

Alexandre Marinho, Simone de Souza Cardoso e Vivian Vicente de Almeida / Rio de Janeiro, agosto de 2009

Este trabalho desenvolve um arcabouço analítico para orientar os investimentos em capacidade de atendimento hospitalar em um sistema de saúde complexo. O eixo principal da análise é o superávit financeiro-operacional dos hospitais públicos. O trabalho é inspirado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas poderia ser útil em outros contextos, em que hospitais públicos e privados compartilhem o atendimento hospitalar. O trabalho apresenta como destaques: a adoção de uma parcela fixa de atendimento para os hospitais públicos; a admissão de uma demanda aleatória; a caracterização da presença de filas para atendimento; e a instituição de punições para a ocorrência de excesso de demanda nos hospitais públicos.

This work develops a framework able to guide investment in hospital capacities within the realm of a complex health system. The study is performed from the standpoint of the economic surplus of public hospitals. Although the paper is inspired by the Brazilian National Health System, it can be useful to many others situations where public and private hospital share the market. The adoption of a public market share, the presence of a stochastic demand, the addressing of waiting times, and the institution of punishment for insufficient supply are interesting features of the paper.

 


acesseAcesse o documento (399.93 Kb)         

      

Surplus Labor and Industrialization

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea