Sensor Econômico registra melhora das expectativas do setor produtivo

Sensor Econômico registra pequena melhora das expectativas

Maior confiança do setor produtivo em relação às contas nacionais contribuiu para elevação do indicador divulgado em dezembro

O Sensor Econômico de dezembro, indicador das expectativas do setor produtivo em relação ao futuro da economia medido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apresentou elevação em novembro, tendo registrado 29,2 pontos. Apesar de pequeno, o aumento compensou a variação negativa observada em outubro e fez com que o indicador superasse o nível de setembro (26,0 pontos). 

O resultado, no intervalo entre +20 e +60 (confiança), significa que o setor acredita em crescimento econômico e melhora social, ainda que pequenos. As avaliações de três dos quatro aspectos do Sensor melhoraram: elevação dos índices das contas nacionais e do aspecto social e das expectativas quanto ao desempenho das empresas. Parâmetros econômicos foram o único a apontar redução da confiança. O índice das contas nacionais experimentou o maior aumento, tendo passado de 45,5 pontos em outubro para 55,3 em novembro.

O Sensor indicou também que o setor de comércio e serviços foi o mais otimista em relação às contas nacionais (61,6 pontos), e o menos confiante quanto aos parâmetros econômicos (31,4 pontos).

 Leia a íntegra do Sensor Econômico n° 11