Produção industrial de novembro tem crescimento de 4,7%

Produção industrial de novembro tem crescimento de 4,7%

Há melhoras em todos os indicadores setoriais utilizados pelo Ipea na previsão do PIM em comparação com igual período de 2008

A Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que a produção industrial de novembro deve crescer 4,7%  em relação ao mesmo mês de 2008. É o que aponta o indicador de Produção Industrial Mensal (PIM), documento produzido pela Dimac/Ipea.

Em novembro de 2009, todos os indicadores setoriais do PIM apresentaram crescimento na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A produção industrial de outubro de 2009 registrou queda de 3,2% na comparação com o mesmo mês de 2008. Já na variação em relação a setembro, na série com ajuste sazonal, o resultado voltou a ser positivo, com a produção avançando 2,2%.

O setor de autoveículos recuou 4,0% ante o mês de outubro. O documento produzido pelo Ipea prevê também que a indústria avance 4,7% na comparação interanual, com pequena retração de 0,1% na margem.

Dentre os indicadores setoriais, o principal destaque ficou por conta da demanda por energia, que avançou 5,4% na passagem de outubro para novembro.

O principal destaque voltou a ser o setor de bens de capital. Segundo a pesquisa do Ipea, após o crescimento de 5,0% em setembro, o setor acelerou seu ritmo de expansão, avançando 5,9% no mês de outubro. Este resultado, ressalta o documento, “reforça as perspectivas de uma recuperação consistente dos níveis de investimento, o que, por sua vez, será importante para ampliar o potencial de crescimento sustentável da economia.”

Compõem a PIM quatro indicadores usados no modelo de previsão da produção física da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): fluxo de veículos pesados em rodovias concedidas; produção de autoveículos; produção de papelão; e carga de energia.

 Todos esses indicadores apresentaram crescimento na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Leia a íntegra do Indicador PIM de dezembro