Pesquisa do Ipea analisa setor de turismo no País

Pesquisa do Ipea analisa setor de turismo no País

Serão entrevistados representantes de 18 mil estabelecimentos que atuam em atividades relacionadas ao setor

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Ministério do Turismo, por meio da empresa Apoio 3, iniciam neste sábado (30) uma pesquisa que vai atualizar e detalhar os dados sobre os empregos gerados pelo setor turismo e o perfil dos empregados. Representantes de 18 mil estabelecimentos de todo o país serão entrevistados por telefone.

O estudo, resultado de um acordo de cooperação técnica do Instituto com o Ministério do Turismo (MTur), contempla atividades características do turismo (ACTs), como alojamento, agências de viagem, transportes (aéreo, terrestre e outras modalidades), alimentação, auxiliar de transportes, aluguel de transportes, cultura e lazer.

Hoje, o MTur trabalha com base nas informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses dados fornecem a dimensão da ocupação formal e informal para as ACTs, mas não distinguem quanto dessa ocupação é gerada por turistas e quanto é gerada por residentes.

O que se pretende agora é aprofundar o conhecimento sobre o setor e ter um real dimensionamento da extensão e das características da mão de obra empregada pelo turismo. Ao receber a ligação, o representante do estabelecimento deverá informar ao pesquisador, por exemplo, a proporção de atendimentos a turistas e a moradores da cidade.

"Ao diferenciar os clientes do estabelecimento em turistas ou não, a pesquisa fornecerá diagnóstico dos empregos gerados pelo turismo em cada estado. E, assim, auxiliará na formulação de políticas que contribuirão para o desenvolvimento do setor, o que é interesse de todos os envolvidos", afirma o Ministro do Turismo, Luiz Barretto.

Impactos no Brasil

Segundo o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, por meio dessas estatísticas será possível avaliar com mais precisão os impactos socioeconômicos do turismo no País. Entre dezembro de 2004 e junho de 2005, foi realizada pesquisa semelhante pelo Instituto. Mas, devido à mudança dos hábitos de consumo da população, é necessária uma atualização dos dados.

Para o sucesso da pesquisa, que terá duração de seis meses, é essencial a colaboração das entidades representativas do setor na divulgação do estudo aos afiliados e o fornecimento de informações completas e corretas sobre o estabelecimento e sua clientela. A privacidade do estabelecimento e o sigilo das informações fornecidas estão garantidos.

Para segurança dos entrevistados e, no caso de qualquer esclarecimento adicional, poderá ser feito contato direto com a coordenação da pesquisa, em Brasília, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (61) 3315- 5555. A ligação pode ser feita a cobrar, de segunda a sexta, entre 9h e 16h. Para obter mais informações, clique aqui.