Ferramenta Mapas Ipea faz radiografia dos municípios

Ferramenta Mapas Ipea faz radiografia dos municípios

 

Portal http://mapas.ipea.gov.br oferece dados consolidados sobre diversos temas, como educação e pobreza.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta quinta-feira, dia 28, às 10h, o portal Mapas Ipea (http://mapas.ipea.gov.br), que permite aos internautas visualizar, no mapa brasileiro, diversas informações sobre os municípios do País. Por meio dele será possível, por exemplo, obter detalhes sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

O Mapas Ipea foi elaborado a partir do software livre I3Geo. A ferramenta do Ipea reúne em um só endereço informações já públicas que têm como fonte ministérios e outros órgãos federais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - alguns dos quais utilizam há mais tempo a plataforma I3Geo. Utilizando a ferramenta de buscas, ou a partir de ampliação no mapa do País, o usuário chega à cidade que deseja pesquisar.

Entre os dados disponíveis, pode-se consultar a população, a área, o Produto Interno Bruto (PIB), rodovias, estatísticas de educação e quantidade de servidores públicos nos municípios. Os mapas permitem, ainda, saber quais municípios têm acesso mais rápido a aeroportos e quais têm mais famílias em situação de pobreza. Qualquer pessoa poderá montar seu próprio mapa, sobrepondo as camadas de dados que lhe interessam, permitindo novos cruzamentos de dados.

Durante a apresentação da ferramenta, nesta quinta-feira, o endereço do portal será divulgado. A interface estará disponível em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e italiano), e o portal será constantemente atualizado com novas bases de dados.

A apresentação da ferramenta será feita no auditório do Instituto em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Edifício BNDES, subsolo). Haverá transmissão on-line pelos sites www.ipea.gov.br e www.ipea.gov.br.

Veja os gráficos da apresentação sobre o Mapas Ipea