Parceria pública permite a realização de estudos sobre saúde do trabalho

Parceria permite realização de estudos sobre saúde do trabalho

 

Cooperação entre Ipea e Fundacentro resultará na construção de um sistema de informações sobre a saúde dos trabalhadores brasileiros

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a entidade governamental Fundacentro desenvolvem, em conjunto, estudos sobre políticas de Segurança e Saúde do Trabalho (SST). O esforço é o resultado de um acordo cooperativo firmado em 2009 entre as instituições e vai permitir um melhor entendimento sobre os acidentes de trabalho, que, entre 2003 e 2008, causaram a morte de 16.700 trabalhadores.

Os estudos se dividem em três linhas de pesquisa, coordenadas por técnicos das duas instituições. A primeira linha está voltada para estatísticas e indicadores em SST. A segunda linha trata dos custos econômicos e sociais dos acidentes de trabalho. Já a terceira vertente se refere à avaliação de políticas públicas em SST e será responsável por elaborar um diagnóstico da infraestrutura, recursos disponíveis e situação dos acidentes e doenças do trabalho no Brasil.

Em 2009, duas oficinas de trabalho já foram realizadas - uma em Brasília e outra em Belo Horizonte - para levantar dados sobre a relação entre trabalho, saúde e previdência no País. O objetivo é criar subsídios e elementos para a construção de um sistema de informações, que servirá como instrumento de disseminação de estatísticas e indicadores sobre o quadro da saúde dos trabalhadores brasileiros. O acordo entre o Ipea e a Fundacentro termina em 2014.


Números
Segundo dados da Previdência Social, entre 2003 e 2008 foram registrados 3,4 milhões de acidentes de trabalho no Brasil, que geraram 16.700 mortes e 499 mil casos de doenças entre os trabalhadores.