Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
topo livro_politicas_incent_inov_tecn_brasil

TD 1368 - Desempenho e Eficiência do Gasto Público: Uma Análise Comparativa Entre o Brasil e um Conjunto de Países da América Latina

Márcio Bruno Ribeiro / Rio de janeiro, dezembro de 2008

O trabalho tem por objetivo avaliar de forma empírica a eficiência do gasto público no Brasil em comparação com um conjunto de países da América Latina para o período entre 1998 e 2002. Inicialmente, a partir de indicadores econômicos e sociais de cada país, foi construído um índice composto como medida do desempenho dos serviços públicos. Para avaliação da eficiência, o índice composto foi confrontado com os gastos de consumo do governo geral mediante a utilização de um modelo empírico semiparamétrico de dois estágios (método DEA, no primeiro estágio, e regressão truncada, no segundo). As evidências mostram o Brasil com um resultado em torno da média na avaliação dos serviços públicos e abaixo da média quanto à eficiência do gasto. Costa Rica, Uruguai e Chile obtiveram os melhores resultados tanto no desempenho dos serviços como na eficiência do gasto público.

This paper attempts to evaluate public sector expenditure efficiency comparing Brazil with other Latin American countries for the period 1998-2002. We first computed a composite index, comprising economic and social indicators, to measure public sector performance. Efficiency of expenditure was then evaluated by comparing the composite index with the general government final consumption using a semi parametric model of a two-stage procedure (DEA in the first stage and truncated regression in the second stage). Our results showed that Brazil had a mean score in public sector performance and a low score in expenditure efficiency. Costa Rica, Uruguay and Chile had the best scores on both public sector performance and expenditure efficiency.

 


acesseAcesse o documento (239.82 Kb)       

   

Surplus Labor and Industrialization

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea