Publicações internacionais foram divulgadas no Itamaraty

Publicações internacionais foram divulgadas no Itamaraty

Evento teve a apresentação do Boletim de Economia e Política Internacional e da revista Tempo do Mundo

Foto: Sidney Murrieta

Mário Lisboa Theodoro, diretor da Dicod (E), participou da
divulgação das publicações do Ipea no Itamaraty

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) promoveram nesta quarta-feira, dia 24, o evento Ipea e as Relações Econômicas e Políticas Internacionais, no qual foi feita a divulgação do Boletim de Economia e Política Internacional e da revista Tempo do Mundo.

O subsecretário de Cooperação e de Promoção Comercial do Ministério, Ruy Nogueira, afirmou que a parceria entre Itamaraty e Ipea já existia, mas agora essa cooperação passa a ser efetiva, considerando a internacionalização do Instituto na África, América Latina e Haiti, objetos de estudos sobre os mais diversos assuntos, como clima, G20 e energia.
 
O presidente do Ipea, Marcio Pochmann, ressaltou a importância dessa colaboração, pois o Instituto “não deve produzir estudos meramente acadêmicos, mas análises que tenham repercussão e apoio dos embaixadores, que são os gestores da política internacional brasileira”. Pochmann falou também sobre o processo de internacionalização do Ipea com a ajuda do MRE e a ampliação de estudos do Instituto na temática internacional, que resultou nas publicações do primeiro Boletim de Economia e Política Internacional e na revista Tempo do Mundo.

O boletim, realizado pela Diretoria de Estudos, Cooperação Técnica e Políticas Internacionais (Dicod), é trimestral e traz na primeira edição artigos sobre a reação dos países à crise, a geopolítica do etanol, as assimetrias estruturais no Mercosul, entre outros. Já a revista semestral é publicada em português e inglês e tem por meta promover o debate sul-sul, incorporando visões plurais de autores reconhecidos.

Pochmann sugeriu a participação dos embaixadores nas próximas edições da revista e destacou projetos em andamento, como a produção anual Mundo em Perspectiva, que trata da presença do Brasil no mundo, e um indicador que captará a percepção de parceiros, empresas multinacionais e consultorias internacionais sobre o Brasil.

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Samuel Pinheiro Guimarães, concluiu o evento reforçando o valor da cooperação entre Ipea e Itamaraty no cenário que o Brasil vive hoje, de diversificação do comércio exterior, acordos de cooperação tecnológica e científica com os países da América Latina e da África, e a presença política do País no mundo (desde 2003, foram 30 novas embaixadas brasileiras).

Destacou também os impactos dos acordos internacionais nas políticas públicas do Brasil. “A responsabilidade é muito grande para os que estão à frente dessas negociações. Por isso, a necessidade dessa parceria com o Ipea, que está em um processo permanente de geração de conhecimento sobre a realidade brasileira, cada vez mais complexa”, afirmou o ministro.

Leia a íntegra do Boletim de Economia e Política Internacional