Semana da Economia promove debates na UFMA

Semana da Economia promove debates na UFMA

Encontro de quatro dias teve ampla participação de estudantes no auditório do Centro de Ciências Sociais da universidade

Foto: Frednan Santos
100329_foto_encontro_ufma
Na abertura da Semana de Economia, o vice-reitor da UFMA e o chefe de gabinete da Presidência do Ipea estiveram presentes

A Semana de Economia Ipea/UFMA lotou o auditório do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão dos dias 22 a 25 de março. O objetivo do encontro foi proporcionar aos alunos um debate sobre temas atuais da economia brasileira e mundial, com a participação de diretores e técnicos de planejamento e pesquisa do Ipea e docentes da UFMA.

No primeiro dia do evento, o professor do Departamento de Economia Romildo Silva palestrou sobre o tema Desenvolvimento e Planejamento, destacando a relevância da formação extra-acadêmica do economista. Em seguida, o chefe de gabinete da Presidência do Ipea, Pérsio Davison, analisou a conjuntura da economia brasileira e apresentou um panorama histórico do Instituto. “A função do Ipea é elaborar estratégias para a economia brasileira, ou seja, é uma instituição voltada à pesquisa e ao planejamento”, afirmou.

Ao final de cada palestra, os estudantes puderam fazer comentários e perguntas. A mesa de abertura da Semana de Economia contou, ainda, com a presença do vice-reitor da universidade, Antônio José Oliveira; do diretor do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Willian Pascoal; do chefe do Departamento de Ciências Econômicas, José Ribamar Dilva; e do coordenador do curso de Economia, João Claudino Tavares.

No segundo dia do encontro, o assessor técnico da Presidência do Ipea Albino Alvarez falou sobre as perspectivas da indústria do petróleo no Brasil, com foco no estado do Maranhão e no pré-sal. Depois, se concentrou no tema da sustentabilidade ambiental. “Ela significa que um empreendimento econômico precisa, de alguma maneira, ser sustentável no sentido de que seu desenvolvimento não comprometa a capacidade de continuar existindo”, explicou.

André Vianna, técnico da Diretoria de Estudos, Cooperação Técnica e Políticas Internacionais (Dicod) do Ipea, fez uma análise da evolução do capitalismo, chegando até a crise global que eclodiu em 2008. “A crise nos colocou numa situação em que quem bancava desenvolvimento institucional perdeu espaço. Houve troca do G8 pelo G20. De repente, os desenvolvidos perderam autoridade”, disse.

Durante todo o evento, foram doados 4 mil livros do Ipea à UFMA. Segundo professores da universidade, as publicações proporcionarão melhorias no curso de Ciências Econômicas.