Sensor aponta crescimento e criação de empregos em 2010

Sensor aponta crescimento e criação de empregos em 2010
Cerca de um milhão e meio de empregos serão gerados neste ano, segundo expectativas apontadas no indicador do Ipea

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quinta-feira, dia 25, na sede da Fecomercio em São Paulo, o primeiro Sensor Econômico de 2010.  O indicador, apresentado pelo diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, João Sicsú, traz a expectativa do setor produtivo para este ano e revela tendência de crescimento econômico do País.

Para as entidades associativas ligadas à agropecuária, comércio e serviços e indústria, o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 5,2% em 2010. Os números projetados para 2010 indicam o aumento na taxa de juros e inflação de 4,7%. Segundo João Sicsú, a expectativa do setor produtivo tem grande influência na economia. "Se o setor acredita em um crescimento de 5,2%, ele trabalha com essa realidade e isso tende a acontecer. A tendência é a expectativa das entidades ouvidas apontar um crescimento do PIB ainda maior ao longo do ano", afirmou o diretor.
 
O setor produtivo acredita em crescimento econômico com estabilidade e geração de mais de um milhão e meio de empregos em 2010. O saldo comercial deve terminar o ano positivo, e o crescimento do investimento na economia será de 12,1%, segundo as entidades ouvidas.
 
O Sensor Econômico número I, ano 2, apresentado em São Paulo, inaugura nova metodologia na sua elaboração e passa a ter peridiocidade bimestral.

Leia a íntegra do Sensor Econômico nº 1 de 2010

Veja os gráficos da apresentação do Sensor Econômico

Leia a nota explicativa sobre nova metodologia