Ipea realiza curso de Macroeconomia e Desenvolvimento em Florianópolis

Ipea realiza curso de Macroeconomia e Desenvolvimento em Florianópolis

Aulas ocorrerão dos dias 10 a 13 de maio, na Escola Fazendária. Denise Gentil, assessora da Dimac encerra o curso com palestra gratuita na UFSC

O curso Macroeconomia e Desenvolvimento em Florianópolis é promovido e organizado pela Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com Centro Internacional Celso Furtado, com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina. O encontro será realizado dos dias 10 a 13 de maio no auditório de treinamento da Escola Fazendária (Rua Tenente Silveira, 225, 9° andar, Edifício Hércules, Centro), das 13h às 17h. Esta será a oitava edição do curso, que já passou por Salvador, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Belém do Pará (duas edições) e Recife. No total, cerca de 230 pessoas já participaram de todas as edições.

As disciplinas - Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico - serão apresentadas em duas partes. Os técnicos de planejamento e pesquisa do Ipea Victor Leonardo de Araujo e Cláudio Roberto Amitrano apresentam a macroeconomia e sua análise no enfoque keynesiano. Numa primeira parte, serão explicados os determinantes do comportamento do PIB e do emprego, enfatizando o papel da política econômica nesse processo, considerados os três principais instrumentos: a política fiscal, a política monetária e a política cambial. Na segunda parte será analisada a condução dos três instrumentos no caso brasileiro, ressaltando sua inadequação a um projeto de desenvolvimento de longo prazo.

O tema Desenvolvimento Econômico será ministrado pelo professor adjunto do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Alexis Nicolas Saludjian, tomando por base a perspectiva histórica desde a Revolução Industrial e as experiências de desenvolvimento de América Latina e Ásia. A perspectiva teórica será debatida em duas partes: as principais correntes do pensamento econômico; a economia do desenvolvimento e a Cepal.

Na quinta-feira, 13, Denise Gentil, da Diretoria de Estudos Macroeconômicos (Dimac) encerra o curso com uma palestra aberta ao público, às 19h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O tema abordado será a “Conjuntura econômica nacional”. O curso contará com a presença de 50 pessoas inscritas, entre técnicos do governo e estudantes de economia, e o coordenador é o Marcelo Fernandes. Haverá avaliação final e entrega de certificado.