Oficina aborda efetividade de instituições participativas

Oficina aborda efetividade de instituições participativas

Evento consolidará acordo entre o Ipea e o Prodep para o desenvolvimento de pesquisas a longo prazo

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), realiza, nos dias 12 e 13 de maio, a oficina de trabalho A Efetividade das Instituições Participativas no Brasil: Perspectivas, Estratégias Metodológicas e Resultados. O evento terá a participação de pesquisadores de diversas instituições parceiras e consolidará o acordo de cooperação técnica entre o Ipea e o Projeto de Democracia Participativa (Prodep), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Organizada pela Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (DIEST), a oficina tem como objetivo proporcionar o debate e a troca de experiências entre os participantes para o desenvolvimento de um conjunto de indicadores sobre a efetividade das instituições participativas. Os trabalhos serão mediados pelo diretor da DIEST, José Celso Pereira Cardoso Jr., e pelo coordenador do Prodep e professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, Leonardo Avritzer.

A programação está dividida em mesas-redondas, com estímulo às discussões geradas a partir de dois textos-base previamente distribuídos aos participantes.  Os temas em discussão serão os desafios da avaliação e estratégias possíveis; as instituições participativas como categoria de análise; e a qualidade dos processos participativos: dimensões e variáveis relevantes.

Participam do evento pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e das universidades de Campinas (UNICAMP), de São Paulo (USP), Federal de Minas Gerais (UFMG), de Brasília (UnB), Federal de Santa Catarina (UFSC) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de representantes do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), do Instituto Pólis, da Boise State University e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

A oficina de trabalho A Efetividade das Instituições Participativas no Brasil: Perspectivas, Estratégias Metodológicas e Resultados será realizada no auditório do 16º andar do Ipea (SBS, Qd 1, Bl J. Edifício Ipea/BNDES, Brasília- DF).  A programação terá início no dia 12 de maio, das 19h às 22h. No dia 13, os trabalhos serão realizados entre 9h e 18h.