Seminário no Rio discutiu relação entre crise e Basileia II

Seminário no Rio discutiu relação entre crise e Basileia II

Encontro no Ipea abordou regulação bancária e rejeição do acordo pelos Estados Unidos

A crise financeira sob os conceitos do acordo de capital Basiléia II foi discutida na representação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, dia 19. Superintendente técnico da Diretoria de Garantias Públicas da Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação S.A (SBCE), André Morandi expôs o estudo no seminário Credit crunch e regulação bancária: lições da crise à luz de Basileia II.

Basileia II é o acordo que regulamenta as necessidades de capital próprio de instituições financeiras para suportar futuras perdas. Com ele, ampliou-se a finalidade de Basiléia I, em que a lógica central é de que um banco deve manter um mínimo de capital próprio em relação aos ativos em carteira. Em Basileia II, segundo André Morandi, o único risco sistemático é o estado da economia.

No início da apresentação, o superintendente técnico da SBCE explicou que o trabalho pretende levar os críticos a duas reflexões sobre a crise financeira: se ela poderia ser explicada a partir da regulação bancária de Basiléia II; e se poderia ter sido antecipada e evitada. “O objetivo é tentar entender a crise basicamente com os conceitos de Basiléia II. Foi um desafio na montagem deste trabalho”, argumentou.

André Morandi disse que muitos dos problemas dos Estados Unidos decorrem da não aplicação do acordo. “Aumentar o capital implica reduzir retornos, e por isso eles reagiram”, afirmou André. As instituições financeiras estadunidenses nem sempre aceitaram as regras do acordo de capital.

O expositor citou os três Pilares de Basileia II: requerimentos de capital, transparência de mercado e supervisão bancária. “Até a crise ninguém estava preocupado com a supervisão bancária”, comentou. No final, Morandi citou o Brasil, e disse que a regulação bancária aqui é mais conservadora. “Estamos bem”, concluiu.