Produção de alimentos não deve ser afetada por biocombustíveis

Produção de alimentos não deve ser afetada por biocombustíveis

Comunicado do Ipea nº 53 abordou perspectivas para o mercado de etanol e biodiesel no Brasil

O Ipea apresentou nesta quarta-feira, dia 26, o Comunicado do Ipea nº 53, intitulado Biocombustíveis no Brasil: Etanol e Biodiesel. A explicação do estudo foi feita por Junia Conceição coordenadora de Agropecuária, e Gesmar Santos, técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto. Junia chamou a atenção para o dilema entre a produção de etanol e a produção de alimentos no Brasil. Para ela, o País tem condições de fabricar etanol sem afetar a oferta de alimentos, desde que regule a produção de álcool e invista em financiamento e infraestrutura.

A pesquisadora afirmou que a disponibilidade das áreas desmatadas do Brasil seria o suficiente para alavancar a produção do etanol sem o avanço por áreas preservadas. Junia ressaltou, ainda, a importância da internacionalização do etanol a partir dos carros biocombustíveis. “O Brasil está muito interessado no contexto internacional. O objetivo neste momento é conquistar o mercado mundial, competir com outros países e se sobressair.”

A produção de biodiesel no Brasil foi o tema da apresentação de Gesmar Santos. O técnico lembrou que a principal matéria-prima do biodiesel no País ainda é a soja, o que faz com que grande parte da produção ocorra no Centro-Oeste, onde essa cultura já é tradicional. Quanto aos gargalos, Gesmar foi enfático. “O País precisa de maior desenvolvimento tecnológico na produção de biodiesel e de trabalhar melhor a cadeia produtiva”, concluiu.

O evento foi aberto pela diretora de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais, Liana Carleial. Participaram da mesa o coordenador de Infraestrutura Econômica, Carlos Campos, o coordenador de Desenvolvimento Urbano, Bolívar Pego. A apresentação ocorreu na sede do Ipea em Brasília, com transmissão ao vivo pelo site do Instituto.

Série
O Comunicado nº 53 faz parte de um conjunto amplo de estudos sobre o que tem sido chamado, dentro do Ipea, de Eixos do Desenvolvimento Nacional: inserção internacional soberana; macroeconomia para o pleno emprego; fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia; infraestrutura e logística de base; estrutura produtivo-tecnológica avançada e regionalmente articulada; proteção social e geração de oportunidades; e sustentabilidade ambiental.
 
A série nasceu de um grande projeto denominado Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro, que busca servir como plataforma de sistematização e reflexão sobre os desafios e as oportunidades do desenvolvimento nacional, de forma a fornecer ao Brasil o conhecimento crítico necessário à tomada de posição frente aos desafios da contemporaneidade mundial.
 
Dentro da série, ainda serão divulgados comunicados sobre transporte aéreo, telecomunicações e petróleo e gás e experiências latino-americanas. Cada capítulo dará origem a um Comunicado do Ipea, que tem por objetivo antecipar estudos e pesquisas mais amplas conduzidas no Instituto, como é o caso da obra completa, que terá dez volumes e cerca de 9 mil páginas. O livro sobre infraestrutura econômica terá cerca de 700 páginas.

Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 53

Veja os gráficos da apresentação sobre etanol

Veja os gráficos da apresentação sobre biodiesel


Próximos comunicados da série Eixos do Desenvolvimento Nacional:
 
31/5 - Panorama e perspectivas para o transporte aéreo no Brasil e no Mundo (Brasília-DF)
 
1/6 - Perspectivas de desenvolvimento do setor de petróleo e gás no Brasil (Rio de Janeiro-RJ)
 
2/6 - Experiências latino-americanas em infraestrutura econômica (Brasília-DF)

7/6 - Desafios e oportunidades do setor de telecomunicações no Brasil (São Paulo-SP)