Produção industrial de abril deve crescer 15,9% em relação a 2009

Produção industrial de abril deve crescer 15,9% em relação a 2009

 

Indicador do Ipea utiliza indicadores setoriais coincidentes para antecipar resultados da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE

O indicador de Produção Industrial Mensal (PIM) de maio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que o resultado da produção in­dustrial mensal de abril de 2010 registrará crescimento de 15,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior.  Na comparação com março deste ano, a previsão é de que tenha havido crescimento de 2,6% na produção com ajuste sazonal.

Todos os indicadores setoriais utiliza­dos no modelo de previsão da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – fluxo de veículos pesados em rodovias concedidas; expedição de papelão ondulado; produção de autoveículos; e carga de energia – voltaram a regis­trar crescimento na comparação com o mesmo perío­do de 2009.  Na comparação com março, todos os indicadores tiveram retração.

O principal recuo foi o do setor de autoveículos, com menos 7,3% na passagem de março para abril. A queda refletiu uma pequena acomodação do setor, após o forte crescimento verificado em mar­ço, último mês de redução do Imposto sobre Produtos Industriali­zados (IPI). Já na comparação interanual, houve aumento de 14,2% com relação a abril de 2009.

Indicador

Produzido pelo Grupo de Análise e Previsões da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea, o indicador PIM é divulgado antes de os números oficiais da PIM-PF serem lançados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão é de que os números referentes a abril sejam divulgados pelo IBGE em 1° de junho.

 Leia a íntegra do indicador PIM referente a maio de 2010