Curso “Macroeconomia e Desenvolvimento” em Minas

 

Curso “Macroeconomia e Desenvolvimento” em Minas

 

A frequência já contabiliza mais de 250 alunos em diversas cidades brasileiras. Agora, é a vez de Belo Horizonte

O curso “Macroeconomia e Desenvolvimento” chegou à nona edição de 24 a 27 de maio, desta vez em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde contabilizou 38 alunos. Promovido pela Diretoria de Estudos Macroeconômicos do Ipea (Dimac) e pelo Centro Internacional Celso Furtado, em parceria com o SEBRAE de Minas Gerais, o curso já foi ministrado a cerca de 250 alunos em várias cidades brasileiras.

Endereçado a economistas em atividade em instituições públicas e estudantes, este curso de capacitação tem obtido excelente avaliação por parte dos participantes e das entidades envolvidas. Em 2010 se realizarão outras quatro sessões desse curso, que poderá agora ser seguido por até 50 alunos por vez.

Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico foram as duas disciplinas ensinadas, cada uma com sete horas de aula. A primeira, sobre os fundamentos da análise macroeconômica no enfoque keynesiano, contou com os professores Victor Leonardo de Araujo e Claudio Amitrano. Entre os temas abordados, estiveram os determinantes do comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) e do emprego, com ênfase no papel da política econômica, considerados os três principais instrumentos: a política fiscal, a política monetária e a política cambial. A condução dos três instrumentos no caso brasileiro foi analisada, com realce na inadequação a um projeto de desenvolvimento de longo prazo.

Já a disciplina Desenvolvimento Econômico foi ministrada por Fausto Saretta, professor da Universidade Estadual Paulista, e Júlio de Mesquita Filho, membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, e associado do Centro Internacional Celso Furtado. Os palestrantes tomaram por base a vertente teórica e o processo histórico do desenvolvimento. Eles abordaram os elementos centrais da teoria do desenvolvimento, elaborada a partir da segunda metade do século XX, seus eixos analíticos e os seus principais autores, bem como a organização do mundo a partir do desenvolvimento do capitalismo industrial, no século XIX. O curso destacou o caso brasileiro como exemplo desta dinâmica da economia mundial.

Marcelo Pereira Fernandes, doutor em economia, supervisionou o trabalho dos alunos. A conferência de encerramento foi proferida pela professora Denise Lobato Gentil, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e assessora da Diretoria de Estudos Macroeconômicos (Dimac).