Produção industrial deve crescer 18,8% em maio

Produção industrial deve crescer 18,8% em maio

Indicador do Ipea sinaliza avanço principalmente nos setores de papelão (22,5%) e de autoveículos (14,9%) 

O Ipea estima que o resultado da produção industrial mensal de maio de 2010 em relação ao mesmo mês do ano anterior registre avanço de 18,8%. Entre os indicadores, o principal destaque posi­tivo fica por conta do setor de papelão. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o total de 228,4 mil toneladas vendidas representa um aumento de 22,5% sobre maio de 2009. Com esse resultado, o setor já acumula uma alta de 20,4% na comparação com o mesmo período de 2009.

Com uma produção de 309,7 mil unidades, o setor de autoveículos atingiu um patamar 14,9% superior a maio de 2009. Com isso, este setor já acumula um total de 1,43 milhões de unidades produzidas em 2010, uma expansão de 20,7% sobre o mesmo período do ano passado. O bom desempenho da produção de autoveículos tem sido reflexo do forte ritmo de vendas, tanto no mercado interno quanto no mercado externo.

O Ipea também registrou uma soma de US$ 1,183 bilhão nas exportações em maio, crescimento de 77,5% ante o mesmo mês de 2009. O fluxo de veículos pesados avançou na margem, tendo crescido 2,4% sobre o do mês anterior. Parte do resultado está associada ao escoamento da produção agrícola. Por fim, a carga de energia elétrica também aumentou nas duas bases de comparação, com avanço de 1,9% na margem e 8,3% sobre o resultado do mesmo mês do ano passado.

O setor de bens de capital também passou por um crescimen­to de 2,4% na série com ajuste sazonal, o 13º avanço consecutivo da produção. Com este resultado, este setor já acumula uma expansão de 28,7%, quando comparado aos primeiros quatro meses de 2009.

No setor de intermediários, houve avanço de 0,4% na passagem de março para abril, com crescimento acumulado de 19,2% no primeiro quadrimestre de 2010. Já o setor de bens de consumo refletiu, em abril, a pequena acomodação observada em alguns subsetores, como, por exemplo, a indústria automotiva.

Em maio, todos os indicadores setoriais utilizados no modelo de previsão da PIM voltaram a registrar crescimento na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Produzido pelo Grupo de Análise e Previsões da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea, o indicador PIM é divulgado antes de os números oficiais da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) serem lançados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja o indicador PIM de junho