Ipea lança terceira edição de boletim internacional

Ipea lança terceira edição de boletim internacional

A publicação traz oito artigos que abordam desde propriedade intelectual a cooperação internacional 

O Ipea lançou na tarde desta quinta-feira, 8, em Brasília, a terceira edição do Boletim de Economia e Política Internacional. A publicação, da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Deint) do Ipea, traz oito artigos que tratam de temas como os direitos sobre propriedade intelectual  e a cooperação internacional.

O coordenador do Boletim, André Rego Viana, abriu o evento. Em seguida,  técnicos de Planejamento e Pesquisa da Deint apresentaram três artigos. A atuação do Brasil na cooperação internacional para o desenvolvimento foi o tema da exposição de Guilherme Schmitz. O pesquisador falou sobre a metodologia do levantamento de recursos investidos pelo governo federal para a promoção do desenvolvimento em outros países.

Propriedade intelectual

André de Mello e Souza apresentou artigo sobre o acordo comercial anti-contrafação (Acta), que tem o objetivo de garantir o direito à propriedade intelectual em escala global, mas mostra pouca transparência. “O acordo está sendo feito sigilosamente. Não é possível dizer no momento quais as cláusulas que fazem parte desse acordo, o que é algo bastante inusitado, dada a atual conjuntura das relações internacionais”, disse André.  

Para ele, o Acta não é uma iniciativa isolada, tem um caráter multilateral e é conseqüência da evolução de diversos acordos como o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), em que já se observava a tentativa de aumentar o alcance do direito sobre a propriedade intelectual.

Os incentivos às exportações e a legislação tributária brasileira foram tratadas por Daniel Grimaldi. “As mudanças na legislação tributárias ainda são tímidas e um dos entraves para a competitividade dos insumos para a indústria produzidos no país frente aos importados é o ICMS”, destacou.  

 Boletim de Economia e Política Internacional foi apresentado na sede do Ipea, em Brasília, e teve transmissão ao vivo pelo sítio do Instituto. 

Leia a íntegra do Boletim Internacional

Veja os gráficos sobre "A Estratégia para Globalização dos Direitos de Propriedade Intelectual e suas Implicações para o Brasil"

Veja os gráficos sobre "Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional"

Veja os gráficos sobre "O recente pacote de incentivo às exportações e a legislação tributária brasileira:novas medidas e velhos problemas"