Aumentou a qualidade do desenvolvimento brasileiro

 

Aumentou a qualidade do desenvolvimento brasileiro

IQD atinge 289,67 pontos em maio, puxado pelo Índice de Qualidade do Crescimento, e aproxima-se da zona “boa”

Em maio de 2010, o Índice de Qualidade do Desenvolvimento, do Ipea, voltou a registrar aumento, chegando aos 289,67 pontos em uma escala que vai até 500. Mesmo com a queda em um de seus três componentes, o Índice de Qualidade do Bem-Estar, o IQD avançou, aproximando-se da área considerada “boa”, mas ainda na zona de “instabilidade”.

O IQD é uma pesquisa mensal realizada pelo Instituto para indicar se o desenvolvimento vivido pelo País está aliando crescimento econômico com distribuição dos frutos do progresso e, também, se esse movimento tende a sustentar-se no tempo. Em maio, o Índice de Qualidade do Crescimento, outro componente do IQD, evoluiu 14,04 pontos, puxando a alta na percepção da qualidade do desenvolvimento.

O Índice de Qualidade da Inserção Externa, terceiro e último componente do IQD, também avançou, chegando a 236,48 pontos. No entanto, se manteve como único subíndice ainda na faixa de “instabilidade”. Segundo o documento divulgado pelo Ipea, tendo em vista os resultados do IQD nos últimos meses, pode-se esperar que em breve o índice alcance a área “boa”.

Leia a íntegra do IQD referente a maio de 2010