Entidades discutiram no Ipea o direito à alimentação

Entidades discutiram no Ipea o direito à alimentação


Seminário em parceria com o Consea reuniuentidades da sociedade civil, de direitos humanos, e pesquisadores

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) realizaram nesta quarta e quinta-feira (11 e 12), em Brasília, o seminário Indicadores e Monitoramento da Realização do Direito Humano à Alimentação Adequada no Brasil. O encontro reuniu representantes de governos e sociedade civil, entidades sociais, organizações não governamentais, especialistas e autoridades relacionadas à segurança alimentar e nutricional.

No evento, foramapresentados e discutidos os resultados preliminares do Relatório sobre a Realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil. Outro grande tema de discussão foia matriz de indicadores de SAN elaborada no âmbito do Consea.

Os participantes também debateram a criação de um sistema de monitoramento da realização do DHAA e da SAN. Foram abordados ainda os estudos e pesquisas na área de segurança alimentar e nutricional, e lacunas de conhecimento em SAN, além de estratégias para fortalecer os estudos e pesquisas para o setor.

Integraram a mesa de abertura, na quarta-feira, o presidente do Consea, Renato S. Maluf; a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes; o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão; a assessora do Ministério da Ciência e Tecnologia Ana Lúcia Gabas; e a diretora de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Wasmália Bivar.

O seminário foi realizado no auditório do Instituto em Brasília (SBS, Quadra 1, Edifício Ipea/BNDES, subsolo) e teve transmissão ao vivo pelo sítio do Ipea.

Fonte: Consea