Radar trata de investimento em nanotecnologia

Radar traz artigo sobre investimento em nanotecnologia

Boletim também analisa custos da inovação no Brasil e compras de medicamentos de assistência farmacêutica

O Ipea lança na próxima quinta-feira, 26, às 9 horas, mais uma edição do Boletim Radar: Tecnologia, Inovação e Comércio Exterior. O boletim será lançado no auditório do Instituto em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Ed.BNDES), com transmissão pela internet para todo o Brasil. Três artigos fazem parte da nona edição do boletim.

O primeiro artigo, de Bruno César Araújo, trata dos incentivos fiscais à pesquisa e desenvolvimento e dos custos de inovação no Brasil. O texto apresenta um histórico dos incentivos fiscais à inovação no país, com os principais programas e leis que tratam do assunto, e acompanha a evolução do B-index, medida de custo marginal de pesquisa e desenvolvimento para a firma após os impostos, além de comparar as taxas de subvenção de vários países.

O segundo artigo é de autoria de Adriana Pacheco Áurea, Luís Carlos G. de Magalhães, Leila Posenato Garcia, Carolina Fernandes dos Santos, Raquel Filgueiras de Almeida, Matheus Stivali e Lúcia Rolim Santana. O texto analisa a evolução das compras de medicamentos realizadas pelo Ministério da Saúde para os programas de assistência farmacêutica no período de 2005 a 2008 e avalia a eficiência dessas compras.

O tema do terceiro artigo do boletim, escrito por Samuel César Júnior, é a nanotecnologia, setor cujo mercado total de produtos tem potencial para atingir US$ 3,1 trilhões em 2015. O artigo mostra, de forma agregada, os investimentos federais em projetos de nanotecnologia por meio dos fundos seto­riais entre os anos de 2000 e 2007. Os dados utilizados na análise são do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Leia a íntegra do Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior

Apresentações:

Fronteira tecnológica e escassez de recursos: uma análise da nanotecnologia no Brasil

Compras Federais de Medicamentos da Assistência Farmacêutica: Evidências Recentes

Incentivos Fiscais à P&D e o custo de inovar no Brasil