Ipea realiza seminário sobre aglomerações urbanas

Ipea realiza seminário sobre aglomerações urbanas


Evento foi realizado em Brasília. Outros dois seminários do Instituto trataram da Geografia Econômica

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizou, entre os dias 1° e 3 de setembro, uma série de seminários sobre Geografia Econômica. Os eventos tiveram a participação do professor Jacques Thisse, da Université Catholique de Louvain/CORE, da Bélgica.  Os seminários foram realizados em Brasília pela Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur).

O primeiro seminário tratou das aglomerações urbanas e contou com a participação de representantes de órgãos como Ministério da Integração nacional; Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE); Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); e Universidade de Brasília (UnB) e, entre outros. Os outros dois seminários trataram das desigualdades espaciais e das teorias de Economia Urbana e da Geografia Econômica.

Programa
A visita do professor ao Brasil se deu com o apoio do Programa Professor Visitante Estrangeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PVE/Capes). Além de participar dos seminários, Tisse escreveu um artigo que fará parte de um livro da Dirur sobre economia urbana e ambiental e debateu com diversos pesquisadores trabalhos que estão sendo realizados pela diretoria.