Ipea promoveu oficina de trabalho com a OIT

Ipea promoveu oficina de trabalho com a OIT


Evento, que contou com palestra de Raymond Torres, abordou os desdobramentos da crise econômica de 2008

O desempenho dos países frente à crise econômica iniciada nos Estados Unidos em 2008 e seus desdobramentos – como as políticas públicas adotadas, a oferta de emprego e questões sociais – foram o tema da oficina de trabalho Brasil – lições de políticas frente à crise econômica internacional, promovida pelo Ipea nesta sexta-feira, dia 3, em Brasília.

Atingido pela contração internacional de crédito e diminuição da oferta interna de crédito, além da redução do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o Brasil não ficou imune aos impactos da crise. No entanto, a recessão no País durou somente dois trimestres, e as estimativas atuais apontam para um crescimento do PIB da ordem de 7,3% ao ano, ultrapassando o período pré-crise – que registrava 7%, no primeiro trimestre de 2008. O Brasil já demonstra retomada do crescimento da oferta de emprego, com incremento de 5% nos sete primeiros meses de 2010.

Boa parte do êxito evidenciado se deve à existência de programas formais e iniciativas governamentais destinados a mitigar os efeitos da recessão, como destacou em sua palestra o diretor do Instituto Internacional de Estudos Laborais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Raymond Torres. Segundo ele, ao contrário do ocorrido em crises anteriores, foi fortalecida a proteção social, o que melhorou a continuidade e a duração do seguro desemprego, e estimulou a demanda agregada.

O evento teve na abertura a participação do presidente do Ipea, Marcio Pochmann, da diretora do Escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, e a palestra de Torres.