Ipea analisa dados da PNAD sobre tendências demográficas

Ipea analisa dados da PNAD sobre tendências demográficas

Comunicado n° 64 confirma tendência de desaceleração no crescimento e de envelhecimento da população

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança na próxima quarta-feira, 13, às 11 horas, no Rio de Janeiro, o Comunicado do Ipea n° 64: PNAD 2009 – Primeiras Análises: Tendências demográficas. O comunicado é o terceiro da série de análises do Instituto sobre os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/IBGE).

O estudo mostra que os dados de 2009 da PNAD confirmam a tendência demográfica existente no país desde a década de 1970, de desaceleração no ritmo de crescimento populacional e de mudanças expressivas na estrutura etária da população no sentido do envelhecimento.

O Comunicado também traz dados sobre comportamento recente da dinâmica populacional e a projeção para o período até 2040; as tendências da fecundidade, inclusive na adolescência; as mudanças nos arranjos familiares e no papel social da mulher; e as consequências do envelhecimento da população.   

A apresentação do Comunicado do Ipea nº 64 será feita pela Coordenadora de População e Cidadania do Ipea Ana Amélia Camarano.  O lançamento será realizado em entrevista coletiva na sede do Instituto no Rio de Janeiro, na Avenida Presidente Antonio Carlos, 51, auditório do 10º andar.

Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 64

Veja os gráficos da apresentação