Ipea analisa dados da PNAD sobre gênero

 
Ipea analisa dados da PNAD sobre gênero
 
Comunicado n° 65 trata do crescimento da proporção de famílias brasileiras que são “chefiadas” por mulheres 
 
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança na próxima quinta-feira, 11, às 14h30, em Brasília, o Comunicado do Ipea n° 65: PNAD 2009 – Primeiras Análises: Investigando a chefia feminina de família. O comunicado é o quarto da série de análises do Instituto sobre os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/IBGE).
 
O texto analisa o fenômeno do crescimento recente da proporção de famílias brasileiras para as quais uma integrante do sexo feminino é identificada como principal responsável, ou “chefe”. De acordo com o texto, parte do crescimento é explicada pelo fato de as mulheres terem aumentado a escolaridade e a participação no mercado de trabalho, mas há outros fatores que devem ser explorados.
 
O Comunicado do Ipea n° 65 é dividido em quatro partes, que tratam dos dados gerais sobre a mudança nos arranjos familiares no Brasil sob a ótica do sexo da pessoa de referência;  dos indicadores das famílias compostas por casais que identificam uma mulher como pessoa de referência; de dados relacionados a tempo dedicado ao trabalho no mercado aos afazeres domésticos; e das famílias chefiadas por mulheres sem a presença de cônjuge e com filhos.
 
A apresentação do Comunicado do Ipea nº 65 será feita pela Coordenadora de Igualdade de Gênero do Ipea, Natália Fontoura, em coletiva on-line com transmissão ao vivo para todo o Brasil.  O lançamento será realizado na sede do Instituto em Brasília, no Setor Bancário Sul, quadra 1, bloco J, edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo.