Ipea analisa compras de medicamentos pelo governo

Ipea analisa compras de medicamentos pelo governo
 
Comunicado do Ipea n° 74 foi lançado nesta quinta-feira, dia 16, em São Paulo
 
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta quinta-feira, 16, às 9h, o Comunicado do Ipea n° 74 - Programas de Assistência Farmacêutica do Governo Federal: evolução recente das compras diretas de medicamentos e primeiras evidências de sua eficiência, 2005 a 2008. O lançamento ocorreu em entrevista coletiva na Caixa Econômica Federal da Praça da Sé, 111, 5º Andar – Centro, São Paulo/SP.
 
Para avaliar a evolução recente das compras de medicamentos do Governo Federal para seus programas de assistência farmacêutica, os pesquisadores consideraram a participação das compras federais de medicamentos no total do gasto federal com saúde; a participação das três esferas de governo no gasto com os programas de assistência farmacêutica; e as evidências de ganhos de eficiência dos gastos dessa natureza sobre a responsabilidade do Governo Federal no período de 2005 a 2008.
 
Para chegar ao total de gastos, foram usadas bases de dados de licitações, como o Sistema de Administração de Serviços Gerais (SIASG). Também foram incluídas as despesas dos Estados, Distrito Federal e Municípios, retiradas do Sistema de Informações sobre Orçamentos públicos em Saúde (SIOPS), já que o Ministério da Saúde também adquire medicamentos por meio de convênios firmados com laboratórios oficiais.

O comunicado foi produzido pelas diretorias de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset), e de Estudos e Políticas Sociais do Ipea (Disoc). A apresentação foi feita pelo pelos técnicos de Planejamento e Pesquisa Leila Posenato Garcia e Luis Carlos Magalhães.


Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 74