Ipea realiza em Brasília a 2ª Oficina Proredes

Ipea realiza em Brasília a 2ª Oficina Proredes

 

Evento reunirá institutos, ONGs e órgãos do governo para um debate sobre governança democrática no Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada realiza nesta quinta-feira, 24, das 10h às 18h, a 2ª Oficina Proredes, que tem como tema Estado, Terceiro Setor e Instituições Participativas. O evento ocorre no auditório do subsolo da sede do Instituto em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Ed. BNDES/Ipea) e tem como objetivo o compartilhamento dos resultados parciais das pesquisas realizadas pelo Ipea – por meio da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) – e de outras organizações da sociedade civil.

O diretor da Diest, José Celso Cardoso Júnior, e os técnicos de planejamento e pesquisa Fábio de Sá e Silva, Félix Garcia Lopez e Roberto Pires vão abrir a oficina com a apresentação do projeto Proredes Ipea/ONGs. Em seguida, virão os relatos sobre o tema Conselhos Gestores e Conferências Nacionais, pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Polis), Rede Nacional de Universidades em Apoio aos Trabalhadores (Unitrabalho), e Ipea.

À tarde, haverá uma apresentação dos convidados do governo federal, com participação de representantes da Secretaria Nacional de Justiça (Ministério da Justiça) e da Secretaria Geral da Presidência da República. Representantes do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e do Ipea tratarão do tema Interações entre Estado e Sociedade Civil: convênios, redes e percepções sociais, e os participantes do Instituto de Estudos da Religião (Iser) e da organização não governamental ActionAid vão abordar o assunto Redes de organizações civis e efetivação de políticas públicas.

A 2ª Oficina pretende fomentar o debate, dentro do programa Proredes Ipea/ONGs, sobre a governança democrática no Brasil contemporâneo. Além dos temas citados, a oficina abordará: a Arquitetura da Participação no Brasil: Avanços e Desafios; a Estrutura, Composição e Atuação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos; o Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher: Potenciais e Limites da Sociedade Civil; e a Violência, Segurança Pública e Sociedade Civil Organizada no Rio de Janeiro.