Percepção da segurança varia nas regiões brasileiras

Percepção da segurança varia nas regiões brasileiras


Os dados são da segunda edição do SIPS sobre Segurança Pública no Brasil, divulgado em Brasília, no último dia 30

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou na quarta-feira, 30 de março, às 10h, o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre Segurança Pública. A coletiva de imprensa foi na sede do Instituto, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo portal do Ipea.

O indicador foi apresentado pelo técnico de Planejamento e Pesquisa Almir de Oliveira Junior. É a segunda vez que o SIPS aborda o tema da segurança pública no Brasil, já analisado em dezembro de 2010.

Ao questionar os entrevistados sobre o medo de assassinato, o estudo mostra que a região Nordeste apresenta os maiores números. Cerca de 86% dos nordestinos consultados têm medo de serem assassinados. Em seguida estão as regiões Sudeste e Norte, com 78,4% cada. A região Sul foi a que apresentou maior número de entrevistados sem medo de serem assassinados (12,8%).

Quanto à sensação de segurança, o SIPS mostra que as regiões Nordeste e Norte apresentam os menores índices. Estas são também as regiões onde há mais homicídios dolosos por milhão de habitantes. As regiões onde foram constatados os maiores índices de sensação de segurança foram a Sul e a Centro-Oeste. 

Ao comentar os dados, Almir de Oliveira Junior disse que a relação entre o investimento em segurança pública e a sensação de segurança da população não é linear. “Mesmo as regiões do Brasil em que o investimento é proporcionalmente alto, muitas vezes não há uma relação direta, mesmo você tendo policial disponível para a população”, afirmou o técnico.

O SIPS – Segurança Pública traz dados como a confiança dos entrevistados nas polícias de cada região, avaliação dos atendimentos policiais, gasto per capita em segurança pública e número de policiais por 100 mil habitantes.

Leia a íntegra do SIPS sobre Segurança Pública

Veja os gráficos da apresentação sobre Segurança Pública