Empresas chinesas são tema de Comunicado

Empresas chinesas são tema de Comunicado
 
Estudo será divulgado nesta quarta-feira, em Brasília, compõe uma série de três pesquisas sobre os BRICS

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada apresenta nesta terça-feira, dia 6 de abril, às 14h30, o primeiro Comunicado do Ipea de uma série de três estudos que têm como tema os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com enfoque na China. A pesquisa que será divulgada nesta terça, na sede do Instituto em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo), é sobre a Internacionalização das empresas chinesas: as prioridades do investimento direto chinês no mundo.
 
O Comunicado detalha o processo recente de internacionalização das empresas chinesas quanto às características de seus investimentos e principais políticas adotadas para apoiar esse processo. O texto possui duas seções que dizem respeito ao investimento direto estrangeiro (IDE) realizado pela China e à evolução da política de internacionalização das empresas chinesas. O estudo reflete a importância dos setores terciário e primário para a economia do país asiático e traz números dos investimentos diretos da China em nações latino-americanas entre 2003 e 2009
 
A série de Comunicados terá, ainda, um texto sobre as relações comerciais e de investimentos entre Brasil e China. Esse documento inédito foi encomendado ao Ipea pelo Ministério das Relações Exteriores, cujo resumo executivo, será entregue aos 212 empresários integrantes da comitiva brasileira que visitará a China com a presidenta Dilma Rousseff, em 12 de abril. O terceiro estudo abordará as relações bilaterais de comércio e investimento do Brasil com os outros países (Rússia, Índia e África do Sul). A cúpula dos BRICS será realizada em 14 de abril, na cidade chinesa de Sanya.

Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 84