Ipea lança a edição do IEF referente a março

Ipea lança a edição do IEF referente a março


Índice revela as expectativas das famílias sobre a economia nacional, consumo e dívidas, entre outros temas

A oitava edição do Índice de Expectativa das Famílias revela qual é o grau de otimismo das famílias brasileiras em relação à situação socioeconômica do País para os próximos 12 meses e também para os cinco anos seguintes. O índice, que será lançado nesta quinta-feira, dia 7, às 10h, na sede do Instituto em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo), apresenta ainda as expectativas do comportamento da economia nacional por regiões, renda e escolaridade.

As informações coletadas em março apontam que são as regiões Centro-Oeste e Sudeste as mais otimistas quanto ao momento para adquirir bens de consumo duráveis e no que diz respeito à situação financeira da família em comparação à de um ano atrás. A apresentação será feita por Marcio Pochmann, presidente do Ipea, com transmissão ao vivo pelo portal do Instituto.

O índice também traz expectativas sobre sua situação financeira daqui a um ano, as perspectivas relativas ao endividamento e ao comportamento do mercado de trabalho. Os dados permitem, ainda, fazer comparações entre as expectativas das famílias registradas desde o lançamento do primeiro IEF, em agosto de 2010.

Metodologia
O IEF é uma pesquisa realizada em 3.810 domicílios, em mais de 200 municípios, abrangendo todas as unidades da federação. Utilizou-se o método de amostragem probabilística de modo a garantir uma margem de erro de 5%, com um nível de significância de 95% para o Brasil e para as cinco grandes regiões.

Leia a íntegra do Índice de Expectativas das Famílias