Inscrições abertas para o XVII Prêmio Brasil de Economia

Inscrições abertas para o XVII Prêmio Brasil de Economia

 

Ipea concederá bolsas de pesquisa aos primeiros colocados em três categorias

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o  Conselho Federal de Economia (Cofecon),  lança o XVII Prêmio Brasil de Economia-2011. O prêmio é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Instituto e o Conselho, assinado em 28 de março deste ano. Além de participar da organização do Prêmio e da avaliação dos trabalhos inscritos, o Ipea oferecerá uma bolsa de pesquisa por um ano aos primeiros colocados nas categorias: tese de Doutorado, dissertação de Mestrado e monografia de Graduação. Os premiados deverão enviar ao Instituto seus projetos de pesquisas no prazo de até três meses contados a partir da entrega do prêmio. Os projetos serão submetidos à aprovação de acordo com as normas de concessão de bolsas do Ipea.

Além dessas três categorias, o Prêmio contempla também livro de economia e artigo técnico ou científico. Os trabalhos poderão ser protocolados nos Conselhos Regionais de Economia ou em suas Delegacias até o dia 1º de julho e deverão ter um único autor, exceto nas categorias livro e artigo. Na categoria monografia, a inscrição será feita exclusivamente pelos próprios Conselhos. A entrega deve ser feita em três vias, em envelope único identificando apenas a categoria e o pseudônimo do autor.

A solenidade de entrega dos prêmios será na cidade de Bonito-MS, em 7 de setembro, durante o XIX Congresso Brasileiro de Economia, principal encontro dos economistas brasileiros. O objetivo é incentivar a investigação econômica e estimular economistas e estudantes de economia a desenvolverem pesquisas voltadas para o conhecimento da realidade brasileira. O técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho disse que a expectativa do Instituto “será a de selecionar jovens talentos (sejam profissionais e/ou estudantes) que possam apoiar os seus estudos em temas de interesse relevante da instituição.”

O coordenador da Comissão do XVII Prêmio Brasil de Economia, Cândido Luiz de Lima Fernandes, disse que há perspectiva de aumento do número de inscritos este ano. O motivo é a modificação no regulamento do Prêmio permitindo que trabalhos de autoria dos Conselheiros Regionais sejam aceitos. “Este ano, a Comissão Julgadora é formada por 12 professores, doutores de diferentes universidades brasileiras que julgarão os melhores trabalhos em cada categoria”, completou Cândido.

Os trabalhos devem estar relacionados aos temas: teoria econômica, pensamento econômico contemporâneo, economia agrícola, economia socioambiental, economia regional e urbana, integração econômica, economia e inovações tecnológicas, temas interdisciplinares e outros relacionados á Ciência Econômica. O único idioma aceito será o português e alguns trabalhos devem atender às especificações adotadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Confira o Regulamento do XVII Prêmio Brasil de Economia

Ficha de inscrição do XVII Prêmio Brasil de Economia