Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
topo td_antigos

TD 1308 - Caracterização da Mão-de-Obra do Mercado Formal de Trabalho do Setor Turismo-Estimativas Baseadas nos Dados da Rais de 2004

Alfonso Rodriguez Árias e Maria Alice Cunha Barbosa / Rio de Janeiro, novembro de 2007

O presente documento integra o programa de estudos e pesquisas sobre o mercado de trabalho do setor turismo que vem sendo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 2003. O objetivo central do estudo é obter maior conhecimento do mercado de trabalho do setor turismo por meio dos perfis de emprego e das remunerações, com a finalidade de fornecer informações essenciais e de interesse para o diagnóstico setorial e, sobretudo, o planejamento e a implementação de ações públicas e privadas. No presente estudo apresentam-se as características demográfico-educacionais, ocupacionais e de remuneração da mão-de-obra formal empregada nas atividades do setor baseadas nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2004.

The central aim of this study is to achieve a deeper understanding of the formal employment market in the tourism sector. It describes the profile of labour employed (demographic and educational characteristics and employment types) and remuneration, with a view to providing information for analysis of the sector and for the planning and implementation of public and private sector programs.

 

acesseAcesse o documento (178.41 Kb)           

 

Surplus Labor and Industrialization

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea