Oficina abordou variação do desemprego nas metrópoles

Oficina abordou variação do desemprego nas metrópoles


Evento realizado no RJ teve a participação de Fernando de Holanda Barbosa Filho, da Fundação Getúlio Varga

A oficina de trabalho Uma Análise de Redução da Taxa de Desemprego, ocorrida na sexta-feira, 29 de abril, na representação do Ipea no Rio de Janeiro, teve a participação de Fernando de Holanda Barbosa Filho, professor do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV-RJ). Ele afirmou, durante o evento, que “pessoas menos qualificadas estão entrando cada vez mais no mercado de trabalho”.

Estudo apresentado pelo professor mostra que a alternância da taxa de desemprego segundo diversas variáveis, como sexo, cor/raça, escolaridade, ciclos escolares, faixa etária, experiência e capital humano. Os dados utilizados são da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) para todos os anos disponíveis no período de 2001 a 2008. Entre as conclusões, foi confirmada a grande redução da taxa de desemprego no Brasil.

A escolaridade contribui para a redução do desemprego nas regiões metropolitanas, de acordo com Fernando de Holanda Barbosa Filho. “Existe uma grande diferença nas taxas de desemprego nas regiões metropolitanas”, confirmou o professor.