Edição nº 13 do boletim Radar traz quatro estudos

Edição nº 13 do boletim Radar traz quatro estudos


Baixa inovação no Brasil, legislação de concorrência, perfis do ensino on-line e das exportações são os temas

Foto: Sidney Murrieta
110510_coletiva _radar13.2
Divonzir Gusso, diretor-adjunto da Diset, participou da apresentação do 13º Radar, em Brasília

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou na manhã desta terça-feira, dia 10, em Brasília, a décima terceira edição do boletim Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior. Produzida pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset), a publicação, que traz quatro artigos, foi divulgada em coletiva transmitida ao vivo pelo portal do Instituto.

Autor do artigo Consenso difuso, dissenso confuso: paradoxos das políticas de inovação no Brasil, o técnico de planejamento e pesquisa da Diset Luiz Ricardo Cavalcante observou que embora avanços tenham sido registrados nos indicadores de inovação nas empresas no período de 2005 a 2008 – um crescimento de 0,05% –, os resultados ainda ficaram aquém da expectativa. Segundo ele, em comparação com outros países ainda há muito o que fazer.
 
Para Luiz Cavalcante, o dissenso está no descompasso entre as categorias analíticas para subsidiar as políticas de inovação, que são amparadas no modelo sistêmico, e os instrumentos empregados para implementá-las, já que estes foram concebidos de acordo com a lógica do modelo linear. Nesse aspecto, ele destacou que aos gestores convém mais pulverizar os recursos para inovação nas empresas que eleger áreas prioritárias, com focos claros de intervenção.

Segundo a se apresentar, o técnico de planejamento e pesquisa do Diset Luis Cláudio Kubota traçou um perfil do uso da educação on-line a partir de dados das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no Brasil, do Comitê Gestor de Internet (CGI). O artigo conclui que o uso da internet é tão ou mais importante que as características demográficas. O técnico observou que o perfil de uso de internet é relevante para avaliar quem é usuário ou não usuário de cursos online. Ele ressaltou que fatores como idade, sexo e escolaridade influenciam de forma decisiva nesse aspecto: “Interessante observar que a Região Sul é onde se observa a menor tendência de utilizar a internet no Brasil”.

A 13ª publicação do Radar traz mais dois trabalhos. Um deles aborda a pauta brasileira de exportações e o ciclo atual de valorização das commodities. O outro faz uma análise dos principais pontos incorporados à proposta de aperfeiçoamento da legislação brasileira de defesa da concorrência no Senado Federal e sistematiza argumentos contrários a algumas das emendas apresentadas aos projetos de lei que tratam do tema.

Leia a íntegra da 13° edição do Radar