Ipea lançou a edição 19 do Boletim de Políticas Sociais

Ipea lançou a edição 19 do Boletim de Políticas Sociais


Temas como previdência, assistência social, igualdade racial, saúde, educação e trabalho e renda são analisados

Foto: João Viana
110525_coletivabps19.1
O Boletim de Políticas Sociais é uma publicação periódica da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea

À Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (DISOC) compete a promoção e realização de estudos, pesquisas e demais ações necessárias ao cumprimento da missão institucional do Ipea em questões relacionadas às condições sociais e econômicas da população brasileira e ao acompanhamento e análise das políticas sociais. Dentre as missões institucionais do Ipea, a assessoria ao Governo Federal tem sido empreendida na formulação e implementação de políticas, planos, programas e projetos, e envolve a produção de notas técnicas, a participação em reuniões executivas, a composição de Conselhos, Grupos de Trabalho e Comitês, e a avaliação de programas e projetos. Com o atual processo de planejamento estratégico do Ipea, a Disoc tem atuado predominantemente no eixo de desenvolvimento “Proteção Social e Geração de Oportunidades”.

A Disoc possui uma Coordenação-Geral de Estudos e Políticas Sociais, à qual compete coordenar e supervisionar a execução das atividades relativas aos estudos e às assessorias em políticas sociais. Há também uma Coordenação de Acompanhamento e Análise de Políticas Sociais, a qual é responsável por coordenar estudos para o acompanhamento e análise de políticas sociais que envolvam múltiplas coordenações temáticas. Possui ainda uma Coordenação de Gestão de Informações Sociais, que presta apoio às demais coordenações nas atividades de desenho metodológico de estudos e pesquisas quantitativas e na produção, manutenção e operação de bases de dados.

Além disso, há 13 áreas temáticas, as quais se organizam em torno das políticas públicas orientadas à proteção social e à promoção social, ou a temas transversais. Na área de proteção social, estão estruturadas as coordenações centrais da seguridade social (previdência social e assistência social e saúde), mas também se envolve a coordenação de trabalho e renda. Com foco maior nas políticas sociais voltadas para a promoção social, encontram-se as coordenações de educação e esporte, cultura, desenvolvimento rural e, novamente, a de trabalho e renda. Há ainda coordenações que cuidam de questões transversais da política e dos problemas sociais: igualdade racial, igualdade de gênero, desigualdade e pobreza, dinâmicas demográficas e políticas públicas e responsabilidade social. Por fim, com foco em metodologias específicas de pesquisa se estruturam as coordenações de finanças sociais e avaliação de programas sociais. Todas essas coordenações dispõem de um plano de trabalho próprio, envolvendo tanto os trabalhos intersetoriais quanto as ações de iniciativa própria e de resposta a demandas externas ao Ipea, principalmente dos ministérios.

110525_fluxodisoc

Leia a íntegra da edição nº 19 do Boletim de Políticas Sociais

Assista  ao lançamento do Boletim de Políticas Sociais n° 19