Ipea e Senado firmam cooperação técnica

Ipea e Senado firmam cooperação técnica


O acordo vai promover o intercâmbio e desenvolvimento de estudos entre as instituições

Foto: Sidney Murrieta
110615_acordo_ipea_senado 02
Os presidentes do Senado Federal e do Ipea, José Sarney e Marcio Pochmann, respectivamente, assinaram o acordo de cooperação

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Senado Federal vão desenvolver projetos, estudos e pesquisas sobre temas de interesse mútuo. Nessa quarta-feira, dia 15, os presidentes das duas instituições, Marcio Pochmann e José Sarney, assinaram um acordo de cooperação técnica.

O documento prevê a realização de estudos e pesquisas sobre temas acordados, o intercâmbio de pesquisadores do Ipea  e de consultores legislativos do Senado, bem como a troca de informações sobre estudos e pesquisas realizados pelos participantes, a organização de seminários, conferências, palestras e outras reuniões de interesse mútuo e edições conjuntas de publicações. O acordo tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.

Pochmann destacou que o acordo com o Senado Federal é o primeiro com o Poder Legislativo e que muitos ainda poderão ser firmados, incluindo os âmbitos estadual e municipal. O presidente do Ipea disse também que os temas de interesse nacional poderão contar com o conjunto da expertise do Ipea para oferecer subsídios às demanda dessa Casa Legislativa, a exemplo das questões em torno do Projeto de Lei nº. 1876/99, que trata da alteração do atual código florestal, e a criação de novos estados.

José Sarney acrescentou que a Casa possui um conjunto bem preparado de técnicos e que o apoio do Ipea irá somar significamente ao trabalho que já vem sendo desenvolvido. “A cooperação do Ipea será de suma importância para que o Senado possa desenvolver suas atividades”, afirmou.