Ipea e CAF assinam acordo de cooperação

Ipea e CAF assinam acordo de cooperação


Instituto trabalhará com a Corporación Andina de Fomento em projetos de gestão pública e desenvolvimento sustentável

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Corporación Andina de Fomento (CAF) firmaram em Brasília um acordo de cooperação. Os representantes da CAF no Brasil Moira Paz Estenssoro Cortez e José Rafael Neto, juntamente com o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, e a técnica de planejamento e pesquisa do Ipea Vitória Gehre representaram as instituições durante a solenidade de assinatura nesta terça-feira, 14, na sede do Instituto.

O Ipea e a CAF – instituição financeira multilateral, criada há 40 anos, com sede na cidade de Caracas, Venezuela, e escritório em Brasília (DF) – criaram uma parceria para desenvolver atividades e projetos de cooperação relacionados à gestão pública e às políticas públicas de desenvolvimento sustentável e inclusão social.

As instituições disponibilizarão equipes técnicas qualificadas para atuar na realização de trabalhos em conjunto que devem resultar em missões, estudos e pesquisas, seminários, eventos e reuniões, intercâmbio de pesquisadores, capacitações, intercâmbio de informações e na elaboração e edição de publicações.

A representante da CAF Moira Cortez comentou a possibilidade de obter o apoio de instituições nas áreas de políticas públicas sociais em países como o Peru e a Venezuela. Ressaltou ainda a necessidade de “... ir passo a passo na busca pelo desenvolvimento nas áreas de pesquisas em prol de políticas sociais de inclusão, com uma estrutura de apoio como a do Ipea que já está nesta mediação”, disse ela.

O presidente do Ipea afirmou que o Instituto tem grande interesse na aproximação com os países da América Latina. “Estivemos na cidade de Lima, vimos como está a situação, passamos a semana conversando com diferentes ministérios. Outro país da América Latina com o qual evoluímos em participação foi a Argentina. Temos convênios com eles”, disse Pochmann, ressaltando ainda o trabalho intenso que o Instituto tem realizado com a Venezuela.

O documento assinado considera a cooperação como ferramenta fundamental para promover a formação e o treinamento de recursos humanos em áreas de conhecimento que buscam o desenvolvimento sustentável dos países. Após a assinatura, o presidente do Ipea sugeriu a organização de um seminário voltado às questões da Amazônia, com a participação dos representantes dos países da região.