Programa Cátedras já apoiou 58 projetos de pesquisa

Programa Cátedras já apoiou 58 projetos de pesquisa


Desde 2008, iniciativa do Ipea e da Capes incentiva doutores a resgatarem o pensamento socioeconômico nacional

O Programa Cátedras Ipea/Capes para o Desenvolvimento deu condições para que 58 doutores (seniores e juniores) promovessem projetos de pesquisa que resgatam concepções sobre a evolução socioeconômica do Brasil, por meio das ideias dos pensadores brasileiros. Diversos centros de pós-graduação em Economia e Ciências Sociais realizaram seminários, exposições e debates sobre o pensamento desses intelectuais, chamados “patronos”, que ajudaram na construção de uma visão estratégica nacional e na promoção do desenvolvimento socioeconômico do país.

A escolha dos projetos durante os dois processos seletivos realizados – em 2008 e 2010 – foi feita por meio de chamada pública, e os candidatos, com titulação mínima de doutor, foram indicados por suas respectivas instituições de pesquisa e pós-graduação. Os centros e universidades assumiram, em parceria com o Ipea, o compromisso de permitir que o professor selecionado tivesse uma carga didática na graduação e/ou pós-graduação em desenvolvimento brasileiro, atendendo às regras que disciplinam o tempo de um professor com dedicação exclusiva.

Os eventos acadêmicos organizados desde o início do programa ampliaram o conhecimento sobre as políticas de desenvolvimento que o Brasil já teve e que, de certa maneira, interferem na política econômica atual. As atividades permitiram trocas de experiências por meio de seminários integrados entre universidades e sociedade civil.

A produção de conhecimento sobre o desenvolvimento foi estimulada por diversas publicações de professores contemplados no programa e pela elaboração de 14 artigos (apenas na primeira edição do Cátedras para o Desenvolvimento) sobre o pensamento dos patronos, que vão compor uma publicação do Ipea. Para mais informações sobre o programa, acesse www.ipea.gov.br/catedras.