Pesquisa sugere critério de avaliação para a educação

Pesquisa sugere critério de avaliação para a educação


Proposta apresentada por mestranda da Harvard Kennedy School tem como foco a empregabilidade do estudante

Além de avaliar o estudante por critérios acadêmicos, o Ministério da Educação poderia medir seu grau de empregabilidade (sua facilidade para conseguir emprego). Esse é o principal objetivo da pesquisa que Susana Cordeiro Guerra, mestranda da Universidade Internacional Harvard Kennedy School apresentou em 1º de julho no auditório do Ipea no Rio de Janeiro, durante a oficina de trabalho O Retorno salarial em diferentes instituições de ensino superior no mercado de trabalho no Brasil.

O trabalho preliminar pretende criar um novo critério de avaliação para ser usado pelo Ministério da Educação, focado apenas na absorção do mercado de trabalho dos profissionais formados nas diversas instituições brasileiras. O retorno salarial do estudante também poderia ser um critério.

Segundo Susana, “o trabalho ainda é embrionário, mas é de muita utilidade poder apresentá-lo aos técnicos do Ipea, que deram suas opiniões e dicas para o andamento da pesquisa, como apontar divergências em grupos de cursos, já que é aparente a diferença salarial dentro de uma mesma instituição, mas com cursos diferentes”.

Para a pesquisa, Susana teve acesso ao banco de dados de uma empresa que presta serviços de empréstimos para estudantes de ensino superior, e contou com o auxilio de seu callcenter, com entrevistas de mais de 6 mil alunos. Deste total, foi selecionada uma amostra de 841 estudantes, pertencentes a 151 instituições de ensino superior, em 15 estados. Dessas instituições, 42% têm fins lucrativos.