Ipea e fundações de amparo à pesquisa se reuniram

 

Ipea e fundações de amparo à pesquisa se reuniram

 

Representantes de estados estiveram no Instituto para discutir melhores procedimentos de pesquisa e cooperação

 

Foto: Sidney Murrieta

O presidente Marcio Pochmann ouviu as sugestões dos
representantes das fundações de amparo estaduais


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) recebeu nesta terça-feira, dia 26, representantes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), para a criação de uma agenda de trabalho que contemple tanto o Instituto quanto os estados. De acordo com o presidente Marcio Pochmann, a ideia do encontro foi discutir uma lógica que incentive soluções de problemas voltados a questões que vão contribuir tanto para os estados quanto para o país.

 

Nesse aspecto, Pochmann levantou o tema da 2ª Conferência do Desenvolvimento (Code/Ipea), que ocorrerá em novembro, com o objetivo de promover debates sobre o desenvolvimento com base na produção aplicada do Instituto. Ele ressaltou que espera poder contar com o apoio das FAPs nessa iniciativa, no sentido de auxiliar o Ipea na replicação, pelos estados, das chamadas públicas de financiamento a pesquisas e a periódicos divulgadas recentemente.

 

Três pontos foram acordados na primeira reunião: que serão firmados acordos de cooperação técnica entre o Instituto e os estados para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas sobre temas relacionados à agenda nacional, com conexão com aquelas dos estados e das regiões; que haverá incentivo a pesquisas na linha de interesse dos estados, que impliquem a perspectiva do desenvolvimento nacional; que a metodologia na produção estatística em ciência e tecnologia será padronizada, de maneira a promover a uniformidade; e, por fim, que haverá um novo encontro para a concretização dessa parceria em João Pessoa, durante uma reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

 

Além do presidente do Ipea, do chefe da Assessoria de Planejamento (Aspla), Aristides Monteiro, da diretora  de Estudos e Políticas Macroeconômicas, Vanessa Petrelli de Correa, e de técnicos do Ipea, participaram da reunião os representantes das FAPs de Santa Catarina, São Paulo, Piauí, Espírito Santo, Maranhão, Rio Grande do Norte, Amazonas, Pernambuco e Sergipe.