São Paulo recebe seminário Brasil em Desenvolvimento

São Paulo recebe seminário Brasil em Desenvolvimento

Ipea apresentará, na capital paulista, investigações e estudos sobre temas relevantes para o desenvolvimento

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), organizará nesta terça-feira, 9, em São Paulo, mais uma edição do seminário Brasil em Desenvolvimento. O ciclo de seminários tem o objetivo de apresentar ao país as investigações e os estudos que o Ipea vem desenvolvendo, nos últimos anos, acerca de temas relevantes para o desenvolvimento. Em São Paulo, ele será realizado no auditório da Emplasa (Rua Boa Vista, 170, Centro).

Durante o evento, que começa às 8h30, serão divulgadas publicações institucionais do Ipea, com destaque para os três volumes da obra Brasil em Desenvolvimento: Estado, Planejamento e Políticas Públicas, concebido no âmbito do projeto O Estado de uma Nação. Também serão apresentados trabalhos desenvolvidos pelo Instituto em parceria com órgãos estaduais de pesquisa e planejamento, dentro da Rede Ipea-Anipes (Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística). O Ipea fará ainda o lançamento do novo ciclo de projetos da Rede.

A mesa de abertura terá a presença do presidente do Ipea, Marcio Pochmann, do secretário de desenvolvimento metropolitano, Edson Aparecido, da diretora-executiva da Fundação Seade, Felícia Madeira, do vice-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti, e do diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio. A primeira sessão de debates terá painéis sobre trabalhos do Ipea que abordam a intervenção sociourbanística no Complexo do Alemão e a acessibilidade do transporte de passageiros no Brasil.

O segundo debate colocará em pauta pesquisas realizadas pela Rede Ipea-Anipes. As discussões abordarão o fortalecimento do planejamento para o desenvolvimento e a dinâmica urbano-regional brasileira e paulista. Serão lançados dois livros, Dinâmica Urbano-Regional e Rede urbana e regionalização do Estado de São Paulo, editados por meio da parceira do Ipea com as intuições de pesquisas associadas à Anipes.