Curso aborda o pensamento de Roberto Simonsen

Curso aborda o pensamento de Roberto Simonsen

 

Aulas serão ministradas em Curitiba, em setembro. Curso integra o Programa Cátedras para o Desenvolvimento

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vão promover em setembro o curso de extensão Planejamento, Industrialização e Inserção Externa da Economia Brasileira: uma discussão a partir das contribuições de Roberto Simonsen. As aulas serão ministradas pelo professor Marcelo Curado, do Departamento de Economia da UFPR, sempre às sextas, de 14h às 18h, em Curitiba (UFPR - Campus Jardim Botânico, setor de Ciências Sociais Aplicadas).

A partir das contribuições originais de Roberto Simonsen, será promovido um debate sobre o papel do planejamento econômico na atual conjuntura da economia mundial, a importância da evolução recente da estrutura produtiva brasileira para o desenvolvimento e o impacto para o desenvolvimento brasileiro da evolução recente da inserção externa brasileira.

O curso faz parte do Programa Cátedras Ipea/Capes para o Desenvolvimento. A iniciativa incentiva professores e pesquisadores doutores de universidades e centros de pesquisas do país a resgatar o pensamento de intelectuais que ajudaram na construção de uma visão estratégica nacional e na promoção do desenvolvimento socioeconômico do país.

Os seminários, exposições e debates organizados desde o início do programa ampliaram o conhecimento sobre as políticas de desenvolvimento que o Brasil já teve e que, de certa maneira, interferem na política econômica atual. As atividades permitem trocas de experiências por meio de seminários integrados entre universidades e sociedade civil.

As inscrições podem ser feitas de 1º a 26 de agosto, na Secretaria do Centro de Pesquisas Econômicas (CEPEC/UFPR). Mais informações pelos telefones (41) 3360-4343 e (41) 3360-4405 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..