Região Nordeste receberá edições locais da Code

Região Nordeste receberá edições locais da Code


Ipea e Banco do Nordeste firmaram acordo de cooperação para organizar novas Conferências do Desenvolvimento

Espírito Santo, Minas Gerais e os estados da região Nordeste terão edições locais da Conferência do Desenvolvimento (Code), evento organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) apoiará as conferências. É o que prevê o acordo de cooperação firmado nesta quarta-feira, 10, pelas duas instituições. A assinatura do termo foi em Brasília, na sede do Ipea, com a participação do presidente do Instituto, Marcio Pochmann, e do presidente do BNB, Jurandir Vieira Santiago.

“Esse convênio consagra uma parceria que existia há bastante tempo entre as duas instituições e reforça a possibilidade de termos uma segunda conferência do desenvolvimento mais alargada com as discussões em âmbito estadual, em estados do Nordeste. O Brasil não será desenvolvido sem um Nordeste desenvolvido”, afirmou Pochmann.

“O que se busca é um estreitamento da parceria, queremos aproveitar o conhecimento acumulado do Ipea para nos trazer mais informações e dados, para que possamos ser cada vez mais o agente de desenvolvimento do governo federal na região Nordeste”, disse o presidente do BNB.

As Codes estaduais serão uma oportunidade para que gestores públicos, estudantes, pesquisadores, professores, legisladores e a sociedade em geral discutam e troquem ideias sobre as temáticas relevantes para o desenvolvimento local e brasileiro. Em estandes, painéis, palestras e oficinas de trabalho, os participantes terão contato com autoridades e pensadores diretamente envolvidos na tarefa de planejar o desenvolvimento.

As Codes estaduais dão sequência à 1ª Conferência do Desenvolvimento, realizada em novembro de 2010, na Esplanada dos Ministérios (Brasília). Mais de 8 mil pessoas e 600 palestrantes/debatedores compareceram às atividades. Na ocasião, representantes das delegações estaduais propuseram que a Code fosse levada às unidades federativas, de forma a incentivar a discussão sobre o desenvolvimento do ponto de vista local.