Curso “Macroeconomia e Desenvolvimento” em Manaus

Curso “Macroeconomia e Desenvolvimento” em Manaus


Aulas serão de 15 a 19 de agosto. Iniciativa é do Ipea e do Centro Celso Furtado, em parceria com a Suframa

O Centro Celso Furtado e o Ipea, por meio de sua Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (DIMAC), organizam mais um curso Macroeconomia e Desenvolvimento , desta vez em Manaus, em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), de 15 a 19 de agosto. As aulas de Macroeconomia serão da responsabilidade do professor Victor Leonardo de Araújo, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea. O professor Carlos Pinkusfeld Bastos, da UFRJ e membro do Comitê Científico do Centro Celso Furtado, dará as aulas de Desenvolvimento Econômico, e a conferência síntese final ficará a cargo do professor David Kupfer, da UFRJ, sócio do Centro.

Vinte e seis alunos estão inscritos, a maioria da Suframa, mas também de outros organismos como a SEPLAN, o IBGE, além de três assistentes de universidades amazonenses. Esse curso de capacitação, endereçado a economistas em atividade em instituições públicas e estudantes, tem obtido excelente avaliação por parte dos participantes e das entidades envolvidas. Até o momento, foram realizados dez desses cursos, de Belém (PA) a Santa Maria (RS), aos quais assistiram cerca de 250 alunos.

O curso versa sobre duas disciplinas – Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico –, cada uma com seis horas de aula. A primeira é habitualmente ministrada pelo professor e técnico do Ipea Victor Leonardo de Araújo e apresenta os fundamentos da análise macroeconômica no enfoque keynesiano. Numa primeira parte, serão apresentados os determinantes do comportamento do PIB e do emprego, enfatizando o papel da política econômica nesse processo, considerados os três principais instrumentos: a política fiscal, a política monetária e a política cambial. Na segunda parte, analisa-se a condução dos três instrumentos no caso brasileiro, ressaltando a sua inadequação a um projeto de desenvolvimento de longo prazo.

A disciplina Desenvolvimento Econômico é habitualmente ministrada pelo professor Carlos Pinkusfeld Bastos, da UFRJ, e membro do Comitê Científico do Centro Internacional Celso Furtado. Tomando por base a vertente teórica e o processo histórico do desenvolvimento, são abordados os elementos centrais da teoria do desenvolvimento elaborada a partir da segunda metade do século XX, seus eixos analíticos e seus principais autores, bem como a organização do mundo a partir do desenvolvimento do capitalismo industrial, no século XIX. O curso analisa também o caso brasileiro como exemplo dessa dinâmica da economia mundial.

Uma conferência final de duas horas oferece uma síntese da problemática do desenvolvimento do Brasil num mundo em rápida transformação, as barreiras que terá de ultrapassar e os trunfos de que dispõe.