Ipea e ONU debatem regulação do mercado financeiro

Ipea e ONU debatem regulação do mercado financeiro


Coletiva pública no Rio de Janeiro terá especialistas da ONU, UFRJ e Universidade de Columbia

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (Undesa) realizam nesta quarta-feira, 24, às 16h, uma coletiva pública para discutir propostas de regulação do mercado financeiro e de gestão da conta de capital. O evento será no auditório Ronald Treiger do BNDES, no Rio de Janeiro (Avenida Chile, nº 100 - Centro).

O painel público terá a participação dos especialistas Fernando Cardim de Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Stephany Griffith-Jones, da Universidade de Columbia; Robert Vos, da Undesa; Y. V. Reddy, ex-presidente do Banco Central da Índia; e Jose Antonio Ocampo, ex-ministro da Fazenda da Colômbia.

A conferência sintetizará as principais conclusões do seminário que será realizado no BNDES no dia 23 e na manhã do dia 24. Serão abordadas questões como o controle do fluxo de capital estrangeiro, a eficiência desses controles, as principais mudanças regulatórias desde o início da crise financeira mundial e as diferenças entre os sistemas de regulação nos países em desenvolvimento.

O encontro tem o apoio da Fundação Ford, da Foundation for European Progressive Studies e do BNDES.