Ipea debateu desenvolvimento nacional e regional no Pará

 

Ipea debateu desenvolvimento nacional e regional no Pará

Seminário Brasil em Desenvolvimento reuniu técnicos do Instituto, do IDESP, e autoridades estaduais em Belém

O Ipea realizou nesta terça-feira, 23, em Belém, a sexta edição do seminário Brasil em Desenvolvimento: Estado, Planejamento e Políticas Públicas. O evento, uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP) e o governo estadual, promoveu o debate sobre os rumos do país, com foco em temas de grande interesse da região Norte, como a questão fundiária e a gestão municipal.

Participaram da mesa de abertura o diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Francisco de Assis Costa, a presidente do IDESP, Adelina Braglia, o secretário de Planejamento Orçamento e Finanças do Pará, Sergio Bacury de Lira, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade Federal do Pará, Erick Pedreira.

“O Ipea busca conhecer o país de modo mais aderente à sua constituição real. Antes de ser um sistema econômico que se interliga com o sistema mundial, o Brasil é um sistema de regiões que têm lógicas próprias e capacidades diferenciadas”, afirmou Francisco de Assis. Ele acrescentou que o projeto Estado de uma Nação, no qual a obra Brasil em Desenvolvimento se insere, é uma iniciativa no sentido de aprofundar esse verdadeiro conhecimento do país.

Aristides Monteiro Neto, chefe da Assessoria de Planejamento Institucional da Presidência do Ipea, fez uma breve apresentação dos três volumes da edição de 2010 do Brasil em Desenvolvimento. “Trata-se de um documento anual que está em consolidação dentro do Ipea e é publicado há cinco anos”, explicou. Como síntese do levantamento consolidado nos três volumes, Aristides afirmou que “estamos de novo às portas de uma prolongação da crise de 2008 e não poderemos esperar a ampliação, por exemplo, dos mercados internacionais para produtos brasileiros”.

Em seguida, a primeira mesa de debate teve como tema a Regularização fundiária na Amazônia legal. O técnico de planejamento e pesquisa do Ipea Alexandre Arbex Valadares apresentou resultados de pesquisa do Instituto sobre o assunto, com foco no programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ele ressaltou os desafios desse projeto e o fato de as metas ainda estarem distantes. O debatedor Carlos Alberto Lamarão, presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), disse que vê com “desalento” essa experiência, lembrando que, em matéria de projetos de assentamento, “nada deu certo do ponto de vista da região Norte”.

Na segunda mesa, o professor Josep Pont Vidal apresentou seu capítulo na obra Gestão Municipal no Brasil. A pesquisa apresenta o cenário da gestão dos municípios no Pará, com dados como a quantidade de prefeituras que possuem serviços financeiros externos e as localidades onde há participação da sociedade civil no Plano Plurianual. O debatedor foi o diretor do Ipea Francisco de Assis Costa.

Por fim, na última mesa, o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea Rafael Henrique Pereira apresentou o livro Dinâmica urbano-regional. Segundo ele, a “dinâmica das grandes cidades do país ofusca o que o pesquisador atento poderia enxergar, por exemplo, em cidades do interior do Pará, mas não se pode abrir mão de compreender as particularidades do desenvolvimento dentro do território de cada estado”. O professor Márcio Amaral, da UFPA, integrante da equipe que estudou a realidade paraense para um dos capítulos da obra, deu detalhes da situação estadual.

Ainda como parte do seminário, o técnico do Ipea Marco Aurélio Costa fez uma exposição sobre a rede de pesquisa Ipea-Anipes. Ele destacou que a proposta de trabalho do Instituto para 2012 vai dialogar com a agenda das instituições de pesquisa estaduais, como o IDESP. O seminário ocorreu na sede do IDESP, em Belém. A próxima edição do evento será na segunda-feira, dia 29, em Curitiba.