Qualificação profissional técnica é tema de seminário

Qualificação profissional técnica é tema de seminário

Em evento com a presença do ministro Moreira Franco, palestrantes discutiram educação e mercado de trabalho
 
Na sexta-feira (19), o seminário Os Caminhos da Qualificação Técnica e Profissional do Brasil recebeu diversos especialistas do setor no auditório do Ipea no Rio de Janeiro. O debate foi aberto pelo ministro Moreira Franco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, que ressaltou a importância dos trabalhos  “porque eventos deste porte fortalecem cada vez mais o núcleo do Ipea no Rio de Janeiro, dentro do objetivo da missão do Instituto de pensar, formular e propor políticas públicas para o Brasil”.

A primeira mesa redonda foi coordenada pelo subsecretário da SAE, Ricardo Paes de Barros, com foco no estado atual das políticas públicas para o ensino técnico e o encaminhamento profissional. Para isso, contou com a presença do secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim, e do secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, José Geraldo Machado.

Paim falou sobre as dificuldades e os problemas anteriores e sobre as novas políticas de criação de cursos de nível técnico. Dentre as políticas, destacam-se a ampliação e reestruturação da rede federal, o fomento à ampliação e melhoria de infraestrutura e qualificação de recursos pedagógicos das redes estaduais, o acordo de gratuidade com o Sistema S e o ensino técnico na modalidade à distância – E-Tec.

“O número de matrículas em 2010 ultrapassou um milhão, mas a meta é que, até 2020, o número dobre”, afirmou. Ele salientou, porém, que “é preciso retirar essa mentalidade bacharelesca do brasileiro e mostrar que os caminhos para a empregabilidade no nível técnico são, por muitas vezes, maiores”. 

Os principais objetivos para os próximos anos são: expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores; fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica; contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da educação profissional; e ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio do incremento da formação profissional.

Logo em seguida, Machado mostrou o ponto de vista do Ministério do Trabalho e Emprego, que por meio do Plano Nacional de Qualificação está beneficiando muitos jovens pelo país. A principal ferramenta é a parceria com empresas, que “servem de base de ensino técnico para aquilo que o aluno aprende na escola”. Além disso, segundo ele, o jovem recebe uma bolsa de auxílio de acordo com sua frequência. Pensando no futuro, o secretário prevê um aumento de vagas, devido aos eventos da Copa do Mundo de Futebol e uma demanda grande na construção civil.

A construção civil foi um dos focos da segunda mesa, que procurou responder se existe escassez de mão de obra técnica qualificada. Todos concordaram que sim. O nível educacional aumentou, a entrada na faculdade foi facilitada e isso diminui o número de empregados para postos de trabalho mais técnicos, como encanador, eletricista, pedreiro. A mesa contou com a participação de Fernando Holanda Barbosa Filho, do Ibre/FGV/INCT, Paulo A. Meyer Nascimento, pesquisador do Ipea, João Sabóia, professor e pesquisador da UFRJ, e Marcelo Neri, convidado da CPS/FGV, que realiza pesquisas na área de demanda e mão de obra.

O evento seguiu pela tarde com mais duas apresentações. A primeira sobre os Setores Público e Privado na Provisão da Qualificação Técnica e Profissional, coordenada por Miguel Foguel, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, com a presença de Cláudio de Moura Castro, do Grupo Positivo de Ensino, e André Urani, do IETS. Logo após, houve uma avaliação de Programas e Retornos da Qualificação Técnica e Profissional, coordenada por Carlos Henrique Corseuil, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, além de Marina Águas, do IBGE, André Portella, da FGV-SP/INCT, e Naércio Menezes Filho, da USP e Insper.

Confira os gráficos da apresentação "Avaliação de programas e retornos de qualificação técnica e profissional"

Confira os gráficos da apresentação "Ensino médio e técnico: enguiços e soluções"

Confira os gráficos da apresentação "Inserção de pessoal com nível superior no mercado formal de trabalho"

Confira os gráficos da apresentação "As políticas públicas de qualificação no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego"

Confira os gráficos da apresentação "Os caminhos da qualificação técnica e profissional no Brasil"

Confira os gráficos da apresentação "Ensino profissional e rendimentos do trabalho: uma análise para o Brasil"

Confira os gráficos da apresentação "Avaliação econômica do ensino médio profissional"

Confira os gráficos da apresentação "Existe escassez de mão de obra qualificada no Brasil?"

Confira os gráficos da apresentação "Uma avaliação da pertinência de um programa de Bolsa Qualificação para o combate à pobreza"